Mediação como meio para reconquistar seus clientes

Você conhece a mediação para reconquistar seus clientes?

Quem trabalha com o público sabe que não é fácil deixar sem cliente sempre satisfeito. Pode ser um produto que saiu com defeito. Pode ser um funcionário que não soube dar a melhor resposta. Ou até mesmo uma entrega que atrasou. Como resultado, perde-se um cliente, além do risco de difamação da sua marca ou produto. E sabemos como é difícil reconquistar seus clientes.

Porém, não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Assim é preciso delegar tarefas, montar equipes, indicar gestores que possam dar continuidade ao bom atendimento que tenha o sentimento de dono.

Assim, quando ocorre algum problema, como resolver? Pode ser uma reclamação no SAC, um telefonema ao dono. Ou até mesmo uma ação judicial, como última tentativa de seu cliente resolver o problema dele. Acontece que, quando chega a este ponto, mesmo que o cliente ganhe a ação, depois de anos de espera, dificilmente este cliente voltará a comprar na mesma loja.

É aqui que entra a possibilidade de uma mediação. Ela é uma conversa estruturada entre o cliente e o responsável pelo estabelecimento, organizada por um mediador, para reconquistar seus clientes.

É ele que vai apoiar as partes a chegarem juntas ao melhor acordo, que atenda aos interesses de ambas as partes, dentro da melhor composição possível. Ou seja, ao invés de termos um contra o outro, passamos a ter todos tratando de um problema. E assim reconquistar seus clientes.

E a mediação funciona para todos os conflitos?

A mediação privada pode ser realizada em conflitos de vários tipos e temas. Desde reclamações pelas redes de ouvidoria ou serviço de atendimento ao cliente, posicionamentos verbais ou por escrito. E até mesmo quando o processo já está em andamento, conforme versa a lei da mediação, e o novo Código Civil. Observo aqui que não podem ser tratados casos que envolvam agressões, fraudes, atividades ilícitas, ou ações ilegais. A mediação pode tratar até mesmo problemas de família, como separações ou partilhas, guarda de menores e alimentos, ou desentendimentos entre sócios.

Qual a vantagem da mediação em relação aos outros métodos?

Podemos citar várias vantagens:

O tempo para a solução de uma mediação privada depende somente da agenda das partes envolvidas. Pois, que não depende do poder judiciário para agendamentos.

O custo de uma mediação em geral é menor que o custo de uma arbitragem ou processo civil.

O acordo visa sempre buscar um entendimento entre os envolvidos. É diferente do judiciário onde uma parte perde para que outra ganhe. Na mediação, o objetivo é resolver o agora e o futuro, restaurando a comunicação e as boas relações entre os envolvidos.

A tentativa de um acordo pela mediação não prejudica ou impede o processo judicial, caso as partes não cheguem ao acordo. Isto porque o acordo não é um fim obrigatório, e sim um desejo das partes, a ser buscado.

Mesmo que já exista um processo em andamento, é possível tentar a mediação. E se houver acordo, este pode ser protocolado nos autos, para homologação e encerramento do processo.

E onde você encontra um mediador para reconquistar seus clientes?

A Fato Gestão Estratégica de Conflitos possui mediadores experientes, que podem apoiar você ou sua empresa. Sempre de modo rápido, sigiloso e buscando o melhor acordo para as partes envolvidas. E assim você mostra que seu cliente é especial, e reconquista sua confiança em seu negócio ou produto.

Diminua o número de processos da sua empresa, através de um planejamento alinhado com seu financeiro. E diminua seus passivos judiciários de modo estruturado e com benefícios a curto, médio e longo prazo. Cuide e reconquiste de seus clientes, através da mediação privada. Ah, e se você quiser treinar sua equipe com conceitos de mediação e negociação, também podemos apoiá-lo!

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