Mediação Empresarial

Mediação Empresarial pode apoiar sua empresa

Conflitos são naturais do negócio

A mediação empresarial surge pois sabemos que todo negócio é passível de conflitos, sejam eles com fornecedores, clientes, concorrência ou até mesmo entre funcionários.

Ou seja, a maneira de condução dos conflitos é o que determina o seu sucesso.

Logo, para evitar prejuízos financeiros, perda de clientes, fornecedores insatisfeitos e – consequentemente – o fim do negócio, é preciso uma boa gestão e quando necessário, utilizar a mediação.

Gestão de conflitos e a mediação empresarial

Existem várias maneiras distintas de lidar com estes conflitos. Em geral, o modo que pensamos primeiro é buscar a justiça. Porém, hoje temos um judiciário sobrecarregado.

E isto pode resultar no problema se entender por anos até uma solução. Assim, vamos pensar em algumas alternativas possíveis:

Negociação

A primeira alternativa é a negociação. Ou seja, pegar o contato da outra parte, e realizar uma conversa amigável para buscar uma solução.

Porém, sabemos que nem todos aceitam este contato do modo que queremos, ou sabem conversar rumo ao consenso.

Dessa forma, algumas vezes o resultado é o aumento do stress entre as partes. Neste momento é onde um mediador pode ajudar e realizar este contato não agressivo entre as duas partes.

Também pode ocorrer de termos um volume muito grande de conflitos, mas conduzir isto internamente tomaria muito tempo do gestor da empresa ou do negócio.

Neste caso, ele pode buscar um terceiro para gerir a sua carteira de acordos, onde este define alçadas e condições, e as negociações são conduzidas pelo mediador para a tentativa do acordo.

Processo judicial

Outra alternativa é buscar um advogado e levar a este a solução do problema. Porém perdemos o poder da decisão.

Assim, através de uma ação na justiça, apresenta-se o problema para decisão por parte do Juízo. Porém, atualmente temos até 3 anos para resolver um caso pequeno. E, até 8 anos para resolver casos mais complexos.

Mas, nem sempre o negócio possui este tempo para ficar esperando a solução. Capital de giro parado e juros crescendo o montante da ação.

Mediação Empresarial

A Mediação Empresarial aparece aqui como uma solução que melhor atende à maioria dos casos, onde um mediador independente apoia as partes em uma conversa estruturada.

Ele conhece técnicas específicas, e pode conduzir esta conversa para que as próprias partes encontrem a melhor solução. Esta conversa pode ser em conjunto, ou com cada parte em separado. Mas isto vai depender do tipo de problema.

Ele pode realizar estas mediações para um único problema, ou em uma carteira de casos.

Por exemplo, se a empresa possui muitas reclamações no SAC. Além disso, pode ser o caso de acolher às reclamações do SAC de sua empresa para que não virem processos.

Ou ainda, muitos casos na justiça, já que a mediação pode ser realizada até em processos em andamento, extinguindo o processo em caso de acordo.

Caso a mediação resulte em um acordo, o mediador redige um termo de acordo que ambas partes assinam. Este termo pode ser homologado na justiça.

Isto caso seja interesse das partes em ter um termo executivo judicial.

Design de conflitos. Quer conhecer melhor?

Agora que você já conhece alternativas, que tal estudar a melhor maneira de tratar cada um dos seus conflitos?

Converse conosco, e podemos analisar e definir junto com seu jurídico como conduzir cada situação.

Afinal, não existe uma maneira única de resolver os problemas. Vamos conversar?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *